SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Argélia vai suspender ligações aéreas com a Europa e seis países africanos

LUSA
17-03-2020 00:20h

A Argélia decidiu suspender a partir de quinta-feira todas as ligações aéreas com o conjunto dos países europeus para tentar conter a pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje o primeiro-ministro, Abdelaziz Djerad.

O chefe de Governo também confirmou a interrupção dos voos, ainda a partir de quinta-feira, com seis capitais africanas: Abidjan, Bamako, Dakar, Niamey, Nouakchott e Ouagadougou.

O primeiro anúncio abrange “todas as deslocações de viajantes aéreas ou marítimas com destino ou provenientes de países da Europa”, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, que não forneceu mais detalhes.

“Esta suspensão excecional (…) será acompanhada por um dispositivo de repatriamento dos nossos cidadãos que viajem atualmente nos países abrangidos” pela medida, acrescenta o texto.

No domingo Argel tinha já anunciado a suspensão temporária a partir de terça-feira de todas as ligações aéreas e marítimas com a França, onde está fixada desde há décadas uma numerosa comunidade argelina. As ligações com Espanha e Itália também foram interrompidas.

Até ao momento registaram-se quatro mortes na Argélia motivadas pela nova pandemia, segundo o último balanço do ministério do Saúde, que também confirmou 54 casos de Covid-19. Um 55º caso – o primeiro detetado no país no final de fevereiro –, relacionou-se com um cidadão italiano que depois regressou a Itália.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais de 55 mil infetados e pelo menos 2.335 mortos.

A Itália com 1.809 mortos (em 24.747 casos), a Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa. Portugal tem 331 pessoas infetadas e registou hoje a primeira morte devido ao Covid-19.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

MAIS NOTÍCIAS