SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Autoridades sanitárias belgas pedem à população máscaras de proteção

LUSA
16-03-2020 23:33h

O Ministério da Saúde belga apelou hoje à população que faculte máscaras de proteção ao pessoal hospitalar, para fazer face ao surto de Covid-19, após o Estado alegadamente ter sido vítima de uma fraude num concurso público de urgência.

“Vocês têm máscaras cirúrgicas (FFP2, FFP3)? Podem ajudar os nossos prestadores de cuidados de saúde, levando-as ao vosso hospital local”, lê-se numa mensagem publicada na conta oficial do Ministério da Saúde belga na rede social Twitter.

Na mesma mensagem, o Ministério acrescenta que em breve partilhará com a população uma forma de ‘confecionar’ em casa máscaras de proteção.

O apelo surge no mesmo dia em que a imprensa belga dá conta de uma alegada fraude de que o Estado belga terá sido vítima, e que levou mesmo o Ministério da Saúde a apresentar queixa na polícia federal contra uma empresa estrangeira que não honrou uma encomenda de emergência de 10 milhões de máscaras, na sequência de um concurso público urgente lançado pela Bélgica.

O Ministério Público belga já confirmou a abertura de um inquérito, sem adiantar mais informações.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, detetado em dezembro passado na China, já provocou mais de 6.500 mortos em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o epicentro da pandemia deslocou-se da China para a Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou no domingo 368 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando para mais de 1.800 o número de vítimas mortais no país.

Também na Bélgica, o vírus continua a propagar-se, tendo sido confirmados hoje 172 novos casos de infeção, o que eleva o total no país para 1.058, havendo já a registar cinco mortes.

O número de infetados a nível mundial ronda as 170 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 148 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 77 mil recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS