SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Empresa Horários do Funchal reforça limpeza e desinfeção dos autocarros

LUSA
16-03-2020 22:53h

A empresa Horários do Funchal (HF) decidiu hoje que a limpeza dos autocarros será reforçada através de um processo de desinfeção com viricida, uma medida para fazer face ao surto do novo coronavírus.

"O processo de limpeza implementado pela empresa transportadora é mais uma medida de contenção face ao surto do novo coronavírus e consiste na aplicação de um produto certificado que destrói o vírus através de um equipamento que distribui o produto em partículas, o qual tem uma ação muito eficaz. O produto utilizado possui as certificações europeias e é biodegradável", refere a empresa, em comunicado.

A aplicação do produto será feita em toda a frota.

Em 04 de março, a empresa transportadora ativou um Plano de Contingência específico para responder ao cenário de epidemia pelo novo coronavírus.

"Desde então, os motoristas estão a receber formação para saber como atuar face à existência de casos suspeitos de Covid-19 e a empresa já forneceu um 'kit' semanal com materiais de proteção pessoal que inclui máscaras, luvas e gel desinfetante", adianta.

A empresa tem procedido à divulgação generalizada de informações a clientes e trabalhadores e a lotação dos autocarros foi reduzida a 50% da capacidade.

A transportadora também já apelou aos clientes para darem preferência à aquisição de bilhetes pré-comprados, de forma a evitar a compra de bilhetes a bordo.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou em todo o mundo cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram. Mais de 75 mil recuperaram da doença.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje, mas sem registo de mortes, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS