SAÚDE QUE SE VÊ

Unidade Cuidados Coronários do hospital da Terceira reabre no 1.º semestre - Governo Regional

Lusa
21-02-2025 16:10h

A Unidade de Cuidados Coronários do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), encerrada desde 2012, vai reabrir durante o primeiro semestre deste ano, disse hoje à agência Lusa a secretária regional da tutela.

“A intenção do conselho de administração é que, até ao final do primeiro semestre deste ano, possamos ter uma unidade dedicada a este tipo de doentes do foro cardíaco, que necessitam de um cuidado especializado de 24 sobre 24 horas por dia e ter equipamentos dedicados a este tipo de patologia”, afirmou Mónica Seidi.

A governante, que falava à Lusa em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, à margem da sessão de encerramento do 9.º ‘workshop’ de boas práticas em saúde no Serviço Regional de Saúde (SRS), organizado pela Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, lembrou que o atual conselho de administração do HSEIT tem demonstrado interesse na reabertura da Unidade de Cuidados Coronários, que fechou em 2012, quando ocorreu a transferência do hospital para o atual edifício.

“Na altura, terá sido a decisão política do Governo [Regional] de não reabrir esta Unidade de Cuidados Coronários com a promessa de instalar uma Unidade de Cuidados Intermédios”, explicou, referindo que, até agora, nem abriu um serviço nem o outro.

Mónica Seidi reconheceu que o anúncio da reabertura deste serviço no hospital da ilha Terceira é bom para os utentes do Serviço Regional de Saúde, para os utentes da ilha e “para todos os outros utentes a quem o hospital presta cuidados do foro cardíaco”.

“É, naturalmente, mais uma valência que o hospital poderá oferecer à população. E claro que o que nós queremos sempre é que os outros hospitais, cada vez mais e de acordo com aquilo que são as possibilidades do ponto de vista de recursos humanos, se diferenciem”, disse.

Os utentes são “os maiores beneficiados com esta especialização e com esta constante atualização daquilo que se faz na medicina”, concluiu.

Em resposta a um requerimento apresentado pelos deputados do PSD Paulo Gomes, Luís Soares, Paulo Chaves e Nídia Inácio sobre investimentos no HSEIT, a que a Lusa teve acesso, o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, respondeu que a Unidade de Cuidados Coronários “está, de momento, na fase de aquisição de equipamentos”.

“Estima-se que, a mesma, no primeiro semestre [do ano], poderá estar apta a entrar em funcionamento”, acrescentou.

Paulo Estêvão também informou os deputados que, ao nível de equipamentos médicos, o investimento feito pelo Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM no hospital da Ilha Terceira entre 2021 e 2024 é de cerca de 5,6 milhões de euros.

Na resposta, o executivo açoriano esclareceu ainda que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foram adquiridos, até à data, diversos equipamentos para o HSEIT, num investimento total de 2,648 milhões de euros.

MAIS NOTÍCIAS