SAÚDE QUE SE VÊ

Gestor Luís Matos é novo presidente da ULS Gaia/Espinho

LUSA
20-02-2025 17:33h

O gestor Luís Matos, que até aqui exercia funções no Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto, é o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho, foi hoje anunciado.

O nome foi aprovado em Conselho de Ministros após parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

Luís Filipe Ferreira da Cruz Matos substitui Rui Guimarães que terminou mandato em dezembro e aguardava instruções da tutela, num impasse que já gerou tomadas de posição como a de deputados do PS ou do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, bem como do líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, e da deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, e motivou já dois abaixo-assinados de diretores de serviço.

Por um mandato de três anos, o novo presidente da ULSGE é acompanhado de Ana Margarida Rodrigues Fernandes, Belmiro Manuel Pereira da Rocha, Inês Ribeiro Pereira Miranda Rodrigues Souto e Castro e Maria Clara de Castro Cabanas como vogais, lê-se no comunicado que resume as resoluções do Conselho de Ministros de hoje.

O até aqui administrador executivo do Hospital da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto regressa a Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, onde já exerceu funções no passado.

Também exerceu funções como membro do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Real e Trás-os-Montes e no Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Teve, também, funções na parceria público-privada do Hospital da Braga e na Administração Regional de Saúde do Norte.

Licenciado em gestão pela Universidade Católico do Porto, Luís Matos tem uma pós-graduação em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

MAIS NOTÍCIAS