Dois novos centros ocupacionais vocacionados para utentes da terceira idade, entraram em funcionamento na segunda-feira, nas freguesias da Laúndos em Balazar, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, com o objetivo de promover o “envelhecimento ativo”.
As duas estruturas vêm complementar a oferta municipal já existente, através de outros dois centros ocupacionais a funcionarem na parte sul da cidade e na freguesia de Aver-o-Mar.
“Esta iniciativa pretende que as pessoas continuem a ter projetos e qualidade de vida, promovendo um envelhecimento ativo através da prática de atividades de educação/formação, lazer, desporto e cultura”, disse a vereadora com o pelouro da Coesão Social da Câmara da Póvoa de Varzim, Andrea Silva.
A autarca sublinhou a importância de “manter as condições de vida das pessoas [mais idosos] para que se sintam física e mentalmente capazes de manter alguma autonomia e independência nas suas atividades de vida diárias”.
“O município disponibiliza uma enfermeira para a realização de rastreios e uma psicóloga que presta atendimento aos idosos, além de técnicos que também estão disponíveis para colaborar em qualquer assunto que os utentes necessitem”, assegurou.
O Centro Ocupacional de Laúndos vai funcionar no edifício da Junta de Freguesia e conta já com cerca de 20 pessoas inscritas, enquanto a estrutura de Balazar vai funcionar no Centro Pastoral Paroquial de Santa Eulália, graças a um protocolo de comodato estabelecido entre o Câmara Municipal e a paróquia.