Um Centro de Atendimento Clínico (CAC) para situações agudas de menor complexidade e urgência vai entrar em funcionamento, no sábado, no Hospital Valentim Ribeiro, em Esposende, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) refere que, numa primeira fase, o CAC funcionará apenas ao sábado, mas posteriormente irá funcionar de segunda-feira a sábado, entre as 08:00 e as 20:00, com a disponibilização de 14 vagas diárias para atendimento.
Resultado de um acordo de cooperação entre a ULSBE e a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, no distrito de Braga, o CAC tem como objetivo disponibilizar alternativas de atendimento a doentes classificados como não urgentes (cor azul) e pouco urgentes (cor verde), “permitindo uma resposta mais célere e adequada às suas necessidades de saúde”.
Trata-se de uma unidade de prestação de cuidados de saúde desenvolvida em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os utentes poderão ser encaminhados para o CAC através do SNS24 ou do Serviço de Urgência da ULSBE, mediante agendamento prévio, num modelo semelhante ao do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas".
“Esta abordagem visa otimizar os recursos de saúde disponíveis e reduzir a afluência às urgências hospitalares”, acrescenta-se no comunicado.