A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste viu garantido financiamento para avançar com obras de reabilitação do edifício sul do Hospital de Torres Vedras, um investimento orçado em 625 mil euros, foi hoje anunciado.
“A realização destas obras insere-se num conjunto de iniciativas a realizar num futuro próximo no sentido de valorizar o Hospital de Torres Vedras e melhorar as suas infraestruturas”, disse a presidente do conselho de administração da ULS Oeste, Elsa Baião, citada numa nota de imprensa pela instituição.
A ULS Oeste candidatou e viu aprovado o projeto ao Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial (ESTAMO), contando com financiamento a 80%.
A intervenção na reabilitação do edifício sul do hospital, que está estimada em cerca de 625 mil euros, visa melhorar as condições de segurança, térmicas e de salubridade das instalações.
Entre outras obras a efetuar, para as quais a ULS submeteu candidaturas a financiamentos, “esta intervenção foi considerada prioritária pelo conselho de administração da ULS Oeste”, tendo em conta que “a degradação superficial do edifício é passível de criar problemas de resistência estrutural a longo prazo”.
O edifício foi construído em 1988 e é necessário recuperar os revestimentos e a fachada, bem como substituir a caixilharia existente e as caixas de estores.
Depois de garantir o financiamento, a ULS Oeste deverá lançar “em breve” o concurso público para a obra.
No bloco sul do Hospital de Torres Vedras funcionam a consulta externa das várias especialidades médicas e diversas enfermarias de internamento de doentes.
A ULS do Oeste agrega o Centro Hospitalar do Oeste (que inclui os hospitais das Caldas da Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, e de Torres Vedras, no distrito de Lisboa), o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul.
No conjunto integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche, no distrito de Leiria, e de Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço, no distrito de Lisboa, com uma população de 235 mil habitantes.