O Banco Alimentar de Cabo Verde inaugurou hoje a segunda Casa da Sopa na capital cabo-verdiana que vai beneficiar 50 pessoas em situação económica vulnerável, oferecendo refeições diárias.
"Nós vamos contemplar diretamente 50 beneficiários, que vão receber a sopa todos os dias, de segunda a sexta-feira", afirmou Ana Hopffer Almada, presidente da Fundação Donana, que dirige o Banco Alimentar.
Após a inauguração da primeira Casa da Sopa no bairro do Pensamento, há dois anos, a segunda unidade foi hoje aberta em Bela Vista, financiada pelos parceiros do Banco Alimentar.
"Quem fornece a sopa são os hotéis e restaurantes" e os outros alimentos, como pão, fruta e iogurtes também são fornecidos por empresas parceiras, referiu.
"Nós apenas precisamos de ir buscar os alimentos e aqui é feita a distribuição", acrescentou, apontando que a entrega é realizada com o apoio do centro de intervenção comunitária do bairro.
O espaço foi disponibilizado pela Câmara Municipal da Praia e o projeto é também financiado pela empresa privada Khym Negoce.
A Fundação Donana pretende criar uma rede de Casas da Sopa na cidade da Praia.
"É um trabalho em rede que nos permitirá abrir mais casas da sopa, pois já temos mais restaurantes interessados em aderir a este projeto e fazer parte desta cadeia de solidariedade", afirmou, adiantando que a próxima unidade, já praticamente confirmada, será aberta em Achada de São Felipe.
"Assim que consolidarmos esta, avançaremos com a próxima. Já temos a sopa, agora, se não conseguirmos o pão e a fruta, vamos procurar um financiamento. Não custa muito", acrescentou.
O objetivo do projeto é "ajudar as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida", fornecendo alimentação, mas também vestuário e cuidados de saúde, se necessário.
"Já identificámos três jovens aos quais vamos tentar providenciar tratamento para o alcoolismo", exemplificou.
O principal público-alvo são idosos, acamados, pessoas com deficiência, toxicodependentes, doentes mentais e sem-abrigo.
"É uma forma de promover a sua integração e inclusão", disse, apontando que também serão oferecidas ações de formação em reciclagem para ajudar os beneficiários a encontrarem uma ocupação.
"Estamos nos bairros mais vulneráveis e populosos para oferecer as respostas necessárias. Não conseguimos fazer tudo, mas fazemos a nossa parte", concluiu.
A Fundação Donana é uma associação de solidariedade e cidadania que atua em Cabo Verde, com projetos destinados a apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.
As políticas de inclusão são transversais aos anúncios feitos pelas autoridades públicas, em Cabo Verde, depois de o Governo ter assumido o compromisso de erradicar a pobreza extrema até 2026.