SAÚDE QUE SE VÊ

Investimento de 1,2ME na requalificação do centro de saúde de Mondim de Basto

Lusa
21-01-2025 11:40h

A requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto vai custar 1,2 milhões de euros e adaptar o edifício para novas valências, como raio-X e reabilitação motora, evitando deslocações dos utentes, foi hoje divulgado.

“Estamos a falar num investimento de 1,2 milhões de euros que irá permitir criar melhores condições para profissionais de saúde e para os utentes, mas também permitir que novos serviços possam ser integrados neste centro de saúde, desde logo os serviços de raio-X e de reabilitação motora, que são ambições da nossa comunidade já há algum tempo”, afirmou à agência Lusa Bruno Ferreira, presidente da Câmara de Mondim de Basto.

Naquela unidade de saúde do distrito de Vila Real foi feita hoje a adjudicação da obra, prevendo-se que os trabalhos possam começar durante o próximo mês.

Bruno Ferreira disse que, com a implementação de novos serviços no centro de saúde, vão evitar-se “deslocações desnecessárias” para outras unidades e, ao mesmo tempo, vai conseguir-se uma “maior rapidez” no diagnóstico e análise dos utentes.

“Estamos aqui a assumir maior eficiência, rapidez e, ao mesmo tempo, também evitar deslocação para grandes centros hospitalares, para que haja uma maior comodidade por parte das pessoas no acesso à saúde”, afirmou.

A obra visa ainda um aumento da eficiência energética do edifício.

“Estamos a falar de um novo plano funcional de reabilitação do edifício, com novos gabinetes, com criação de balneários para os utentes e funcionários, criação de salas que permitirão, precisamente, os serviços de raio-X e de reabilitação motora e permitir, também, com a criação de novos gabinetes que outras valências possam vir a ser instaladas aqui no centro de saúde”, referiu.

Esta empreitada acontece depois da delegação de competências do setor da saúde para a autarquia e é financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Bruno Ferreira explicou que as obras vão decorrer em simultâneo com o funcionamento da unidade de saúde, estando a ser preparado um plano de transição com os profissionais que ali trabalham.

Prevê-se que a as obras de beneficiação do Centro de Saúde de Mondim de Basto, integrado na Unidade Local de Saúde no Alto Ave, estejam concluídas em 15 meses.

“Quanto mais depressa a obra estiver concluída, mais depressa temos este serviço ao dispor da nossa comunidade”, salientou.

MAIS NOTÍCIAS