A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste celebrou um protocolo com o município e a Misericórdia de Torre de Moncorvo para a implementação de uma Unidade Móvel de Saúde, foi hoje divulgado.
Segundo avançou à agência Lusa uma fonte oficial da ULS Nordeste, esta Unidade Móvel de Saúde (UMS) entrará em funcionamento no decorrer do mês de janeiro.
“A Unidade Móvel [de Torre de Moncorvo] terá como foco principal a prevenção, vigilância da saúde e prestação de cuidados continuados de enfermagem, beneficiando a população em geral, com especial atenção para os grupos mais vulneráveis, permitindo o aumento da acessibilidade aos cuidados de saúde por parte dos utentes residentes em áreas geograficamente mais distantes dos Centros de Saúde”, referiu a fonte.
Segundo a ULS do Nordeste, a equipa da UMS será composta por profissionais especializados, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros profissionais.
O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, José Meneses, destaca os cuidados de saúde de proximidade, principalmente para a população mais idosa do concelho, que assim evita deslocações para realizar tratamentos ou outros atos clínicos.
“Isto faz com que as pessoas com idade avançada tenham que se deslocar aos Centro de Saúde para controlo da tensão arterial e da diabetes ou para fazer curativos, entre outros cuidados médicos . Outra mais-valia é que tudo fica registado do sistema informático da ULS Nordeste para futuro acompanhamento clínico”, destacou o autarca social-democrata.
Uma equipa multidisciplinar garantirá uma resposta eficaz às necessidades da população, contribuindo para a promoção da sua saúde e bem-estar”, vincou a ULS do Nordeste, com sede em Bragança.
Segundo este organismo ligado à área da saúde no Nordeste Transmontano, “esta parceria reflete os princípios estabelecidos no Plano Nacional de Saúde (PNS), bem como a legislação que regula a transferência de competências para as autarquias locais, promovendo uma gestão eficiente dos recursos disponíveis”.
“Ao mesmo tempo, outro dos objetivos [destas parcerias] passa pelo fortalecimento da cooperação entre as entidades com intervenção na comunidade, numa ótica de proximidade, garantindo que todos os cidadãos têm acesso a cuidados de saúde de qualidade”, explicou.
A ULS do Nordeste congratulou-se ainda com esta parceria, que representa um passo no reforço da cooperação entre entidades tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados à população, contribuindo, neste caso em particular, para proporcionar um serviço mais próximo e eficiente com impacto na melhoria dos serviços de saúde disponibilizados e da qualidade de vida da população do concelho de Torre de Moncorvo.