A jovem surfista alemã resgatada no sábado por nadadores salvadores na Praia da Cornélia, na Costa da Caparica (Almada), após entrar em dificuldades enquanto praticava surf, mantém-se hoje em estado crítico no hospital Garcia de Orta, segundo fonte hospitalar.
A mesma fonte adiantou à agência Lusa que o prognóstico é reservado, como já tinha sido anunciado no sábado pela Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Num comunicado divulgado no sábado à noite pela AMN refere-se que foi recebido um alerta às 13:30 para um acidente com uma surfista que terá tido problemas no mar, durante uma aula numa praia na Costa da Caparica.
Depois do alerta, os meios de socorro à chegada ao local verificaram que “a jovem tinha sido resgatada pelos nadadores-salvadores para o areal da praia, tendo iniciando de imediato manobras de reanimação até à chegada dos elementos do INEM, que prosseguiram com as manobras”.
De acordo com a AMN, trata-se de uma jovem alemã de 23 anos, que foi transportada para o Hospital Garcia de Orta, também no concelho de Almada, “onde permanece internada em estado crítico com prognóstico reservado”.
Na sequência de um alerta recebido pelas 13:30, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, nadadores-salvadores da “Caparicamar - Associação de Nadadores-Salvadores da Costa da Caparica” e da Associação de Nadadores-Salvadores da Frente Atlântica da Costa da Caparica (ANSFACC), bem como elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, refere a mesma nota.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e o Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa tomou conta da ocorrência.