A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, retoma na sexta-feira a sua agenda com uma participação na cimeira do Partido Popular Europeu e a ida ao Fórum Económico de Davos, após “recuperar bem” de uma pneumonia.
A informação foi hoje divulgada pela porta-voz da líder do executivo comunitário, Paula Pinho, que na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, disse ter “o prazer de informar que, de facto, a presidente está a recuperar bem, ao ponto de retomar as suas atividades externas a partir de amanhã [sexta-feira]”.
“A presidente estará no encontro dos líderes do Partido Popular Europeu em Berlim e […] deverá participar no Fórum Económico Mundial em Davos a partir de segunda-feira da próxima semana e também na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo”, elencou a responsável.
“Isto revela que a presidente está a recuperar e está agora em condições de retomar a sua representação externa”, adiantou Paula Pinho.
O anúncio surge depois de, no início de janeiro, a presidente da Comissão Europeia ter cancelado toda a agenda para um período de duas semanas, como a participação no Seminário Diplomático em Lisboa, por motivos de saúde, dado enfrentar uma grave pneumonia.
O cancelamento suscitou críticas em Bruxelas sobre alegada transparência sobre o estado de saúde de Ursula von der Leyen, que a sua porta-voz sempre rejeitou, garantindo que a sua capacidade de atuação nunca esteve em causa.