A Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova registou, em 2024, 1.934 atendimentos, informou o município, que destacou o impacto significativo do serviço.
Segundo a Câmara de Proença-a-Nova, em comunicado enviado à agência Lusa, dos 1.934 atendimentos feitos em 2024, em 159 casos os utentes foram atendidos pela primeira vez.
De acordo com o município, no distrito de Castelo Branco, a Unidade Móvel de Saúde tem um papel crucial na prestação de cuidados de saúde às comunidades, abrangendo um trabalho na área da prevenção e de educação para a saúde.
Entre os serviços prestados contam-se 1.806 avaliações de peso e medições do índice de massa corporal, 1.795 testes de glicemia e de colesterol e 1.904 avaliações de tensão arterial, um indicador-chave na promoção da saúde cardiovascular.
Foi também feito o encaminhamento de 35 utentes para cuidados médicos especializados, dos quais 27 foram para consulta com o médico de família e oito para consulta de urgência.
A média de idades dos utentes atendidos é de 69 anos.
A autarquia adiantou que a Unidade Móvel de Saúde visitou 104 locais e esteve envolvida em campanhas comunitárias e educativas, como é o caso da iniciativa nas praias fluviais, zonas de lazer e piscinas públicas durante os meses de julho e agosto.
“Este registo sublinha o compromisso da Unidade Móvel de Saúde em aproximar os cuidados de saúde das populações mais vulneráveis, reforçando a importância de um sistema de saúde acessível e centrado no bem-estar da comunidade”, referiu o município de Proença-a-Nova.