SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Loures aprova moção para exigir reforço dos cuidados de saúde no concelho

Lusa
08-01-2025 15:09h

A Câmara Municipal de Loures, do distrito de Lisboa, aprovou hoje, por unanimidade, uma moção que exige pleno funcionamento das urgências hospitalares e o reforço dos cuidados de saúde no concelho.

O documento foi apresentado pela CDU durante a reunião pública do executivo, liderado pelo PS, que decorreu esta manhã.

A moção, a que a agência Lusa teve acesso, contesta o recorrente encerramento do Hospital Beatriz Ângelo (HBA) e, também, a falta de resposta dos cuidados de saúde primários.

“É imprescindível a contratação de mais profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde, bem como pessoal auxiliar e assistentes técnicos, de acordo com as necessidades da população, tendo por base o número de inscritos nos centros de saúde”, pode ler-se no texto da moção.

Além da contratação de mais profissionais de saúde, o documento aprovado pede o alargamento do horário de serviço de atendimento noturno de urgência, a abertura de um serviço complementar diurno e o “reforço de meios técnicos e humanos do HBA”.

Nos últimos dias tem-se registado o encerramento de várias urgências de hospitais da Área Metropolitana de Lisboa e, também, o aumento das horas de espera para doentes urgentes, sendo um dos exemplos o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

MAIS NOTÍCIAS