SAÚDE QUE SE VÊ

ULS de Coimbra abre Centro de Atendimento Clínico em Cantanhede no domingo

Lusa
13-12-2024 16:02h

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou hoje a abertura de um Centro de Atendimento Clínico em Cantanhede, no distrito de Coimbra, no domingo, em estreita colaboração com a Santa Casa da Misericórdia local.

O Centro de Atendimento Clínico vai funcionar no Hospital Arcebispo João Crisóstomo e visa reforçar a resposta nos concelhos de Cantanhede e Mira à procura de cuidados de saúde em períodos de maior pressão assistencial.

“A criação do Centro de Atendimento Clínico responde a um anseio antigo da população de Cantanhede e reforça a capacidade de resposta da rede de saúde, promovendo acessibilidade e eficiência”, destacou Alexandre Lourenço, presidente do conselho de administração da ULS de Coimbra, em comunicado.

Segundo Alexandre Lourenço, a medida está alinhada com o Plano de Emergência da Saúde e o Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno da ULS de Coimbra, "posicionando-se como uma solução estratégica e sustentável para os desafios de atendimento à população local”.

O responsável considerou que “dada a sazonalidade associada ao inverno e o aumento previsível na procura por cuidados de saúde, a criação deste centro contribuirá para uma gestão eficiente da capacidade instalada, mitigando impactos nos serviços de urgência”.

Nesta parceria, a Misericórdia de Cantanhede assegura a equipa de médico e enfermeiro e a ULS de Coimbra os assistentes técnicos e operacionais e o acesso a meios complementares de diagnóstico e terapêutica (análises clínicas, eletrocardiogramas e radiologia convencional).

O acordo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede vai decorrer no domingo, pelas 10:00, no Hospital João Crisóstomo.

O Centro de Atendimento Clínico vai funcionar das 18:00 às 22:00 durante a semana e das 10:00 às 20:00 aos fins de semana e feriados.

A ULS de Coimbra prevê ainda a abertura de mais dois centros de atendimento na sua área de abrangência, cujas localizações ainda estão a ser negociadas.

MAIS NOTÍCIAS