SAÚDE QUE SE VÊ

Técnicos superiores de diagnóstico dos Açores recebem retroativos desde 2022

Lusa
11-12-2024 14:19h

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica dos Açores vão receber, de forma faseada, os retroativos dos acréscimos remuneratórios ocorridos desde 2022, na sequência de um acordo com o Governo Regional, anunciou hoje o Sintap/Açores.

Segundo o Sintap/Açores - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, foi assinado na segunda-feira, com a secretária Regional da Saúde, Mónica Seidi, um acordo "destinado ao pagamento retroativo dos acréscimos remuneratórios decorrentes da lei".

A estrutura sindical recorda, em nota de imprensa, que os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica dos Açores se encontram “já integrados na nova carreira” e a receber “de acordo com o estatuto remuneratório vigente”.

“Havia, contudo, em falta o pagamento dos acréscimos remuneratórios respeitantes ao seu reposicionamento remuneratório efetuado a partir de 2022”, refere o Sintap/Açores.

Na sequência do acordo estabelecido, os trabalhadores irão receber de forma faseada os retroativos dos acréscimos remuneratórios ocorridos desde 2022, até 31 de março de 2025.

O sindicato adianta que até 31 de julho de 2025, serão pagos os valores correspondentes a 50% do reposicionamento na carreira em 2023 e, até 31 de março de 2026, os valores correspondentes aos restantes 50% do reposicionamento na carreira em 2023.

Até 31 de julho de 2026, serão pagos os valores correspondentes ao reposicionamento na carreira em 2024.

O acordo estabelece ainda que caso os trabalhadores da carreira venham a cessar as suas funções no decurso do período do pagamento acordado, por motivo de reforma ou aposentação, receberão "de uma só vez o montante de retroativos vencidos entre 2022 e 2024 no último mês do exercício das suas funções".

O Sintap/Açores "reconhece o esforço efetuado pela titular da Saúde com a celebração deste acordo", congratulando-se com o facto de o mesmo "permitir a regularização e conclusão de todo o processo de transição e valorização destes profissionais de saúde".

MAIS NOTÍCIAS