A Câmara de Ourique vai contar em 2025 com um orçamento de 21,3 milhões de euros, superior em cerca de 2,9 milhões ao deste ano, apostando na valorização do território deste concelho do distrito de Beja.
As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Câmara de Ourique para 2025 foram aprovados com três votos favoráveis do PS e os votos contra dos dois eleitos do PSD.
Os documentos têm ainda de ser aprovados pela assembleia municipal, onde o PS tem maioria.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município alentejano explicou que o orçamento para o próximo ano “reflete um forte compromisso com a melhoria das condições de vida dos munícipes, a valorização do território e a concretização de importantes projetos estruturantes”.
“Com foco na sustentabilidade e no equilíbrio financeiro, o orçamento destaca-se pelo apoio social às crianças, jovens, famílias e população sénior, bem como pelo investimento na economia local e no mundo rural”, lê-se no comunicado.
Segundo a autarquia, “este orçamento consolida a visão de Ourique como um município comprometido com as pessoas, o território e a sustentabilidade financeira”, posicionando-o “como um exemplo de desenvolvimento equilibrado”.
Entre os investimentos previstos para 2025, a câmara municipal destacou o futuro Centro Empresarial de Ourique, avaliado em 2,4 milhões de euros, que será “um espaço moderno e multifuncional, destinado a apoiar empreendedores e empresas, promovendo a geração de emprego e inovação”.
No próximo ano, a Câmara de Ourique pretende igualmente investir cerca de 6,5 milhões de euros no âmbito da sua Estratégia Local de Habitação, com destaque para a reabilitação do Bairro do Rosal.
A criação de uma nova extensão de saúde na freguesia de Garvão (360 mil euros) e a requalificação da escola e jardim de infância de Santana da Serra (408 mil euros) são outros dos investimentos anunciados pela Câmara de Ourique para 2025.
A Câmara de Ourique vai igualmente avançar com a requalificação da rede viária municipal, para reforçar “a acessibilidade e conectividade nas zonas rurais”, assim como implementar um Plano Municipal de Ação Climática.
Relativamente aos impostos municipais para 2025, a Câmara de Ourique vai manter uma taxa de 0,30% no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), com uma majoração de 30% no caso de prédios urbanos degradados.
No âmbito do IMI, os agregados com um dependente terão uma redução de 30 euros, enquanto as famílias com dois dependentes beneficiarão de uma redução de 70 euros no pagamento do imposto.
Já os agregados com três ou mais filhos terão uma redução de 140 euros no IMI.
No Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), a autarquia mantém uma participação de 2,5%, assim como uma taxa de 0,01% de derrama para as empresas do concelho com um volume de negócios anual até 150 mil euros.
As restantes empresas pagarão uma taxa de derrama de 1%.