O edifício do Serviço de Psiquiatria do hospital de Portalegre vai ser requalificado, num investimento de 3,2 milhões de euros, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.
O auto de consignação da obra, financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), já foi assinado e o projeto conta com um prazo de execução de um ano.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da ULS do Alto Alentejo, Raul Cordeiro, explicou hoje que o Serviço de Psiquiatria do Hospital Dr. José Maria Grande está situado no parque hospitalar, mas num espaço contíguo ao edifício principal da unidade.
De acordo com o responsável, o edifício deste serviço “tem quase 50 anos”, à semelhança do edifício principal do hospital, e “está a precisar” de obras de reabilitação “há muitos anos”.
“As últimas obras que foram feitas naquele edifício decorreram há cerca de 20 anos e as exigências da instalação hospitalar, hoje em dia, são muito diferentes do que eram há 20 anos”, observou.
Além do serviço de internamento de psiquiatria, o edifício deverá acolher uma unidade infantojuvenil de pedopsiquiatria e também a “base” da equipa comunitária de saúde mental.
Raul Cordeiro disse ainda acreditar que a obra fique concluída “dentro de um ano”.
O vice-presidente da ULS do Alto Alentejo referiu também que este serviço poderá ter “entre as 10 e 11 camas”, sendo “flexível” entre homens e mulheres.
Questionado ainda pela Lusa sobre a conclusão das obras da nova Unidade de Cuidados Intensivos do hospital de Portalegre, Raul Cordeiro indicou que os trabalhos deverão ficar finalizados “no primeiro trimestre de 2025”.
Este projeto, afirmou, contou com um investimento que “ronda os nove milhões de euros”.