A Câmara de Leiria aprovou ontem a adjudicação da construção de um centro de saúde na Barreira e de uma Escola Básica Integrada em São Romão, num investimento total de cinco milhões de euros (ME).
A empreitada para a construção da unidade de saúde na antiga freguesia da Barreira, que tem um prazo de execução de 400 dias, foi lançada com um preço base de 2.324.822,34, acrescido de IVA, refere a deliberação.
O novo centro de saúde ficará localizado num terreno junto à Estrada da Carvalhinha e será erguido em 818 metros quadrados de área de construção, acrescenta uma nota da autarquia.
A unidade de saúde terá uma receção, 15 gabinetes médicos, de enfermagem e de saúde maternoinfantil, duas salas de tratamentos e áreas de apoio.
Serão ainda criados 29 lugares de estacionamento para utentes e profissionais de saúde.
A construção da Unidade de Saúde da Barreira resulta de um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro, celebrado em abril, e "irá permitir melhorar a prestação dos serviços de cuidados de saúde da zona", refere a autarquia liderada por Gonçalo Lopes (PS).
Na reunião do executivo municipal foi ainda aprovado lançar o concurso para a construção da Escola Básica Integrada (EBI) São Romão, com um preço base de 3.706.256.32 euros, acrescido do IVA.
Segundo a deliberação, o prazo de execução dos trabalhos da empreitada é de 540 dias.