A ampliação do Hospital Privado de Braga vai implicar a desafetação de quase 12 mil metros quadrados da Reserva Ecológica Nacional (REN), segundo a proposta que será votada na quinta-feira em reunião do executivo, foi hoje revelado.
A proposta diz respeito ao reconhecimento de Interesse Público Municipal da atividade desenvolvida por aquele hospital, do Grupo Trofa Saúde, para possibilitar a desafetação da REN.
Situado na freguesia de Nogueira, o hospital quer ampliar as instalações e alargar o seu parque de estacionamento automóvel à superfície.
O parque é proposto uma área de 11.916 metros quadrados integrada em REN, na margem de linha de água.
No entanto, a proposta que será votada na quinta-feira sublinha que a operação urbanística projetada mantém a permeabilidade do solo, uma vez que se pretende que as áreas afetas a lugares de estacionamento sejam feitas em grelhas de enrelvamento e as vias em betuminoso tipo “terraway”.
A proposta diz ainda que, com a intervenção, o hospital vai criar mais 50 postos de trabalho, que se juntarão aos 221 atualmente existentes.
“Analisados os documentos apresentados, constata-se que se encontram reunidas as condições para ser concedido o reconhecimento de Interesse Público Municipal”, remata a proposta.