A Câmara da Batalha vai construir um centro de saúde, num investimento de 4,8 milhões de euros para criar melhores condições para a prestação de cuidados de saúde, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
O concurso da empreitada foi hoje publicado em Diário da República, com um preço base de 4.825.000 euros sem IVA e um prazo de execução de 365 dias.
Raul Castro adiantou que se trata de um projeto que contempla o apoio no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de uma nova unidade de saúde, no centro da vila, “o que lhe vai dar uma nova centralidade”.
O presidente da Batalha, no distrito de Leiria, salientou que o futuro espaço será dotado de todas as condições para que os profissionais de saúde possam desempenhar as suas funções com maior qualidade.
“O novo centro de saúde também vai dar melhores condições aos utentes”, assegurou Raul Castro (movimento Batalha é de Todos), ao afirmar que a obra deverá estar concluída no próximo ano.
Segundo uma nota de imprensa divulgada em 2023, a nova unidade de saúde candidatada ao PRR tinha previsto acolher quatro áreas funcionais: Unidade de Saúde Familiar (USF), Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Saúde Pública (USP) e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).
Para a candidatura ao PRR e concretização da obra, o município celebrou um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).