SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Principal hospital de Chipre fechado após contaminação de um cirurgião

LUSA
10-03-2020 17:34h

As autoridades cipriotas ordenaram hoje o encerramento durante dois dias do principal hospital na ilha do Mediterrâneo, após a contaminação pelo novo coronavírus de um cirurgião de cardiologia do estabelecimento.

Na segunda-feira, o Governo de Chipre anunciou os dois primeiros casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Os dois pacientes são um jovem cipriota, de 25 anos, que regressou de Milão, norte de Itália e um cirurgião cardiologista, de 64 anos, que trabalha no hospital central de Nicósia, capital do Chipre, explicou o ministro da Saúde, Constantinos Ioannou.

Segundo a mesma fonte, o cipriota contraiu a doença enquanto viajava para o Reino Unido.

"Todas as consultas agendadas, admissões (de pacientes), assim como todos os tipos de operações cirúrgicas foram canceladas durante as próximas 48 horas, período em que a situação será reavaliada", indicou o hospital em comunicado.

"As operações de desinfeção dos locais utilizados (pelo cirurgião) já começaram", acrescentou.

Todos as pessoas que entraram em contacto com o médico devem cumprir uma quarentena de duas semanas, apelou o ministro da Saúde, que esclareceu na rádio Politis que 152 pacientes e funcionários do hospital estão a ser submetidos a testes de deteção do novo coronavírus.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

A China registou segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

MAIS NOTÍCIAS