SAÚDE QUE SE VÊ

Novo Conselho de Supervisão da Ordem dos Dentistas já tem presidente

Lusa
19-07-2024 14:33h

Guilherme Figueiredo, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2017 e 2019, é o primeiro presidente do Conselho de Supervisão da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), tendo tomado posse na quinta-feira, informou hoje a associação profissional.

“O advogado foi cooptado pelos restantes quatro membros do novo órgão social da OMD, eleito por maioria absoluta”, para presidir ao conselho “como personalidade com conhecimentos e experiência relevantes para atividade” da associação, indicou em comunicado.

Resultante da revisão dos estatutos das ordens profissionais promovida pelo último Governo, o Conselho de Supervisão é composto por “40% de elementos inscritos nas respetivas ordens, outros 40% não inscritos, oriundos de instituições académicas que habilitem o acesso à profissão, e 20% de personalidades de reconhecido mérito”.

“O Conselho de Supervisão é independente no exercício das suas funções e tem como competências supervisionar a legalidade e conformidade estatutária e regulamentar da atividade exercida pelos órgãos da OMD, propor ao bastonário a nomeação do provedor dos destinatários dos serviços, entre outras”, refere o comunicado.

Além de Guilherme Figueiredo, integram o Conselho de Supervisão da ODM Manuel Fontes de Carvalho e Teresa Alves Canadas, médicos dentistas, assim como José Júlio Ferreira Pacheco e Maria Benedita Almeida Garrett de Sampaio Maia Marques, não inscritos com origem na Academia.

Natural do Porto, Guilherme Figueiredo tem um percurso profissional extenso, repartido pelas áreas do direito, da cultura, do desporto e da academia.

MAIS NOTÍCIAS