SAÚDE QUE SE VÊ

ALBUFEIRA: Desfibrilhadores externos do município salvam vida a irlandês de 27 anos

Lusa
17-07-2024 15:56h

A existência de um Programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município de Albufeira – DAE, no âmbito do projeto intitulado “Albufeira + Segura”, teve um papel fundamental na madrugada de hoje, ao permitir salvar a vida de um jovem de 27 anos, destacou hoje o município.

“Um jovem, de 27 anos, de nacionalidade irlandesa, sentiu-se mal na rotunda da Oura, na intersecção da Avenida Sá Carneiro com a Rua José Fontana. No local existe uma cabine DAE que foi acionada pelos amigos da vítima. De seguida chegou a equipa de Emergência Pré-Hospitalar dos Bombeiros que tomaram conta da ocorrência, reanimaram a vítima e conseguiram reverter a situação”, contextualizou a autarquia em comunicado.

Citado na nota, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, enalteceu a importância de contar com desfibrilhadores em zonas onde há afluências elevada de pessoas no concelho, onde no verão chegam a estar 500.000 pessoas, entre residentes, turistas e visitantes.

O município frisou que a existência desse equipamento no local permitiu que os amigos da vítima utilizassem os elétrodos do desfibrilhador de forma “adequada” e ganhassem tempo para que a equipa de Emergência Pré-Hospitalar dos bombeiros tomasse conta da situação e tivesse sucesso na reanimação da vítima, que foi depois transportada numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de Faro, já consciente.

MAIS NOTÍCIAS