SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Universidade da Beira Interior suspende atividades de desporto, cultura e lazer

LUSA
10-03-2020 16:23h

A Universidade da Beira Interior (UBI) decidiu suspender todas as atividades desportivas, culturais e de lazer que decorram nas suas instalações para evitar a eventual propagação do Covid-19, anunciou hoje aquela instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

"Esta suspensão vigora até dia 13 de abril, altura em que será feita nova avaliação, relativamente a atividades agendadas para data posterior", refere a UBI em comunicado enviado à agência Lusa.

A UBI informa igualmente que "não são autorizadas deslocações em serviço ao estrangeiro para áreas afetadas pelo Covid-19, ou seja, aos países com casos confirmados pela Direção Geral de Saúde".

A instituição também pede aos "professores, investigadores, técnicos e estudantes oriundos de regiões em que as instituições de ensino superior ou laboratórios de investigação tenham sido encerrados" que se submetam a um período de contenção profilática de 14 dias.

"Para os colaboradores da UBI, está suspensa a utilização dos terminais de leitura biométrica para controlo de assiduidade (relógios de ponto), passando os registos a serem feitos pelo superior hierárquico", é referido.

A UBI também ressalva que, além destas medidas, poderão ser acrescentadas outras, de acordo com recomendações do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao norte do País foi alargada hoje a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

A China registou na segunda-feira mais uma queda no número de novos casos de infeção, 19, face a 40 no dia anterior, somando agora um total de 80.754 infetados e 3.136 mortos, na China Continental.

Portugal regista 39 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 339 casos suspeitos desde o início da epidemia, 67 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, do distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

MAIS NOTÍCIAS