SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Falsas declarações sobre estada na Coreia do Sul no MP de Macau

LUSA
10-03-2020 16:21h

As autoridades de Macau anunciaram hoje que um caso de um visitante que não comunicou ter estado na Coreia do Sul, país de elevado risco epidémico, foi enviado para o Ministério Público.

De acordo com o Corpo de Polícia de Segurança Pública, trata-se de um cidadão chinês que entrou em Macau e, ao efetuar a declaração de saúde, não comunicou ter estado na Coreia do Sul, onde há mais de sete mil infetados e 54 mortos devido ao novo coronavírus.

"Prestar falsas declarações de saúde constitui um crime", punível com seis meses de prisão, disse a coordenadora do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

O visitante já se encontra em quarentena na Pousada Marina Infante, na ilha da Taipa.

"O nosso contacto permanente com outros países torna muito fácil saber se as informações estão corretas", salientou Leong Ick Hou.

Em 26 de fevereiro, o Governo de Macau decretou que todos os indivíduos que tenham estado na Coreia do Sul nos 14 dias anteriores à entrada no território devem ficar sob quarentena de 14 dias, em local designado pelas autoridades, à sua custa.

Atualmente, 257 pessoas estão sob quarentena na Pousada Marina Infante, sendo que 232 são trabalhadores não residentes, 18 residentes e sete turistas. No Centro Clínico de Saúde Pública de Coloane estão 60 pessoas de quarentena, incluindo 57 residentes de Macau retirados, no sábado, da cidade chinesa de Wuhan, centro do surto do novo coronavírus.

Na segunda-feira, as autoridades registaram 78 mil movimentos nas fronteiras do território, dos quais 40 mil entradas e 38 mil saídas. No domingo, cerca de 37 mil pessoas entraram em Macau e cerca de 36 mil saíram do território, de acordo com dados do CPSP.

Há 35 dias sem casos novos de infeção, Macau registou dez doentes, tendo todos já recebido alta hospitalar. Três continuam em isolamento na convalescença no Centro Clínico de Saúde Pública de Coloane.

O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 114.151, das quais morreram 4.012, segundo dados oficiais.

MAIS NOTÍCIAS