SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Cantanhede suspende empreitada por receio de contágio de trabalhadores de Felgueiras

LUSA
09-03-2020 17:47h

O município de Cantanhede suspendeu hoje, por um período de 15 dias, uma empreitada de requalificação de duas ruas na cidade pelo facto de alguns trabalhadores serem de Felgueiras, onde se registam casos de infeção por coronavírus.

A empreitada em curso visava a requalificação das ruas das Parreiras e Conselheiro Carvalho naquela cidade do distrito de Coimbra.

Em comunicado, a autarquia liderada por Helena Teodósio justifica que a decisão é motivada "pelo facto de alguns dos trabalhadores envolvidos nos trabalhos serem oriundos do concelho de Felgueiras, onde nos últimos dias foram identificados casos de infeção de coronavírus (Covid- 19)".

Admitindo a possibilidade de contactos de risco por parte de alguns trabalhadores da empresa em causa, a Câmara Municipal optou por suspender a referida empreitada como medida preventiva cautelar para conter o processo epidémico, medida essa que será reavaliada dentro de duas semanas, acrescenta a nota.

O município de Cantanhede refere ainda que solicitou à empresa adjudicatária "informação relevante sobre eventuais contactos desses trabalhadores com pessoas do concelho de Felgueiras que se encontram em quarentena".

A autarquia adiantou ainda que a empresa municipal INOVA mandou suspender os trabalhos da empreitada de remodelação do sistema de abastecimento de água a Cantanhede, que estavam adjudicados à mesma empresa.

Ainda no âmbito das medidas preventivas para impedir os riscos de contaminação por coronavírus), a Câmara decidiu ainda adiar o início das segundas sessões do Projeto VirtuaLL que estavam agendadas para terça-feira, na Escola Conde Ferreira, em Cantanhede.

O projeto assenta na realização de encontros regulares de pessoas idosas oriundas das 14 freguesias do concelho, inserido no programa de desenvolvimento de boas práticas do envelhecimento ativo.

"Estas medidas foram adotadas pela Câmara Municipal de Cantanhede em articulação com as autoridades de Saúde e em consonância com o Plano de Contingência aprovado nos termos do despacho emitido pelas ministras da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde", explica o comunicado.

MAIS NOTÍCIAS