SAÚDE QUE SE VÊ

MADEIRA: Proteção Civil promove sessões sobre trauma psicológico em eventos críticos

LUSA
08-04-2024 18:16h

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira promove doze sessões de formação sobre o “trauma psicológico em eventos críticos”, abrangendo 140 operacionais, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Proteção Civil madeirense realça que as ações recorrem “a uma metodologia mais prática e facilitando não só o desenvolvimento pessoal dos intervenientes, mas também dotando-os de mais estratégias para ultrapassar/lidar com riscos de natureza psicossocial inerentes à profissão”.

Entre os tópicos que serão abordados, a autoridade regional destaca “os desafios na operacionalidade das equipas e corporações, gestão emocional do ‘stress’ e do trauma e o desenvolvimento e treino da resiliência”.

O Serviço Regional de Proteção Civil considera “que estes temas devem ser abordados regularmente, uma vez que a gestão do ‘stress’ associado em acidentes críticos não envolve apenas a intervenção sobre as necessidades psicológicas dos outros, mas também sobre a atenção que deve recair sobre as vítimas terciárias, ou seja, os profissionais de socorro e salvamento”, lê-se na nota.

MAIS NOTÍCIAS