SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Vietname endurece medidas preventivas após 14 casos de contágio num voo Londres-Hanói

LUSA
09-03-2020 16:50h

Quatorze pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus num avião que realizou um voo de Londres para Hanói, levando um ministro à quarentena e o Governo do Vietname a endurecer as medidas para conter a epidemia no país.

"Há 14 novos casos de Covid-19" relacionados com um voo da Vietnam Airlines, que aterrou a 02 de março na capital vietnamita, declarou hoje o Ministério da Saúde do Vietname.

Este aumento súbito de pessoas infetada pelo novo coronavírus, após nenhum caso novo ter sido detetado neste país nas últimas semanas, criou grande confusão em Hanói.

Uma rua foi fechada pelas autoridades e os moradores da cidade correram aos supermercados para comprar alimentos básicos no sábado, causando um aumento temporário no preço de certos produtos.

Tudo começou quando uma vietnamita de 26 anos, que esteve em França, Itália e Grã-Bretanha, viajou neste avião e apresentou resultado positivo para o Covid-19.

A tia ao jovem, o motorista da família e onze passageiros do avião (um vietnamita, oito britânicos, um irlandês e um mexicano) também foram contaminados pelo novo coronavírus.

"A saúde deles está estável", de acordo com o Ministério da Saúde.

O ministro do Planeamento e Investimentos vitnamita, Nguyen Chi Dung, que estava também no avião, apresentou resultado negativo, mas deve permanecer em quarentena em sua casa por 14 dias.

O Vietname, que colocou em quarentena 10.000 habitantes nas proximidades de Hanói em fevereiro, prometeu "punir severamente" todos aqueles que tentem esconder a doença.

As autoridades também planeiam criar uma ferramenta on-line, forçando todos os vietnamitas a preencher um questionário sobre seu estado de saúde, o primeiro da história do país.

"Precisamos de medidas fortes, adequadas e imediatas para efetivamente parar a fonte da infeção", disse hoje o primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc.

O Governo também anunciou a suspensão provisória da isenção de visto para cidadãos de sete países da União Europeia (França, Espanha, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia) e Reino Unido. A mesma medida foi tomada há vários dias para a Itália, que está a ser particularmente afetada pelo coronavírus.

Quanto aos viajantes da China e Coreia do Sul que entram no território vietnamita, estes são colocados em quarentena por 14 dias.

O Vietname tem 31 casos relatados até ao momento, incluindo 16 pacientes que já se recuperaram.

Ao todo, o surto já causou 3.811 mortes em todo o mundo, a quase totalidade (3.122) na China, mas também em grande escala em Itália (366) e no Irão (194).

MAIS NOTÍCIAS