SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Cardeal patriarca deixa mensagem aos que lutam contra o surto

LUSA
08-03-2020 19:04h

O cardeal patriarca de Lisboa enviou hoje, através da rede social Twitter, uma mensagem “de presença, cuidado e companhia” a todos os que lutam contra o surto de Covid-19.

O cardeal patriarca, Manuel Clemente, em mensagem publicada no Twitter cerca das 18:00, deixou “uma palavra de presença, cuidado e de companhia a todos os que estão na frente da luta contra esta epidemia, concretamente os doentes, os familiares e os profissionais dos serviços de saúde”.

“Juntos, iremos ultrapassar esta crise, para bem de todos”, acrescentou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

No sábado, também o bispo do Porto, Manuel Linda, recorreu a esta rede social para pedir aos “sacerdotes e diáconos” para que aproveitassem as cerimónias do fim de semana para “tranquilizar os fiéis a respeito do coronavírus e evitar pânico desnecessário”.

Ao mesmo tempo, era-lhes pedida “responsabilidade ética” e que se cumpram as orientações emanadas da CEP.

Na última segunda-feira, a CEP emitiu um comunicado em que exortava ao cumprimento das “indicações e normas da Direção Geral de Saúde”.

“Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção [molhar a hóstia no vinho consagrado] dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias batismais”, acrescentava o comunicado do Conselho Permanente da CEP.

Em Portugal estão confirmados 30 casos de infeção e o Governo anunciou já a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na zona Norte.

Foram também encerrados temporariamente alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário.

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o risco da epidemia em Portugal poderá ser reavaliado nas próximas horas, e a levar à adoção de novas medidas excecionais.

MAIS NOTÍCIAS