SAÚDE QUE SE VÊ

ULS Gaia/Espinho doa computadores usados a instituições sem fins lucrativos

Lusa
02-02-2024 18:35h

A Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho (ULSGE) está a doar dezenas de computadores que não usa a instituições ou associações sem fins lucrativos, ideia que visa ajudar na redução da pegada ambiental, disse hoje o responsável.

São pelo menos 40 computadores e os interessados devem candidatar-se através do ‘email’ segundavidapc.ipss@ulsge.min-saude.pt, com identificação da instituição, número de contribuinte, comprovativo de fins não lucrativos e descrição do projeto a que se destinam os equipamentos.

À Lusa, o responsável pelo projeto “Segunda vida para equipamentos informáticos”, Nuno Antunes, que é vogal executivo do conselho de administração da ULSGE, apontou que esta iniciativa parte de uma “aposta na economia circular, numa lógica de sustentabilidade e responsabilidade social”.

“Isso é algo que não pode passar ao lado das instituições de saúde. A ULSGE é também um pilar na comunidade, e temos de assumir essa posição, através de vários eixos: desde apoio às IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] e organizações sem fins lucrativos, passando por ser um exemplo de sustentabilidade ambiental e social, assim como é fundamental reduzirmos substancialmente a nossa pegada ambiental”, referiu.

As candidaturas estão abertas e são limitadas a um máximo de 4 computadores por instituição.

Podem candidatar-se instituições e associações sem fins lucrativos dos concelhos de Vila Nova de Gaia (no distrito do Porto) e de Espinho (Aveiro).

No seu ‘site’, a ULSGE salvaguarda que caso existam candidaturas para um número superior ao dos 40 equipamentos disponíveis, será efetuado um sorteio pelo serviço de auditoria interna desta unidade de saúde para decidir sobre a atribuição.

“A ULSGE reserva-se ao direito de excluir candidaturas que, pela natureza da instituição ou do projeto a que se destinam os equipamentos, não se enquadrem no espírito do projeto. Em paralelo, decorrerá um projeto semelhante, para doação de alguns computadores na mesma circunstância a colaboradores da ULS Gaia e Espinho”, termina.

MAIS NOTÍCIAS