SAÚDE QUE SE VÊ

COIMBRA: Escola de Enfermagem promove seminários sobre respostas dos cuidados paliativos

LUSA
17-01-2024 18:42h

Um ciclo de seminários promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai debater, nos próximos dias 18 e 25, respostas dos cuidados paliativos, anunciou hoje aquele estabelecimento de ensino.

O encontro vai deter-se nas “‘estratégias compassivas e de dignidade’, o apoio no luto e a forma de organização destes cuidados que, através da prevenção e do alívio do sofrimento, procuram melhorar a qualidade de vida de doentes, famílias e cuidadores”, refere uma nota da ESEnfC.

“A pessoa no centro dos cuidados” é o título da primeira daquelas sessões científicas do seminário denominado “Filosofia e Organização dos Cuidados Paliativos”, na quinta-feira, dia 18.

Na sessão, no Polo A da ESEnfC, na Avenida Bissaya Barreto, entre as 10:00 e as 13:00, participará Ângela Simões, professora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que falará sobre “Medicina Narrativa”, conceito relacionado com o poder da comunicação (e do ato de “contar histórias”) no encontro clínico entre pessoa e profissional de saúde.

Participarão também, depois, Catarina Afonso, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, que falará sobre o tema “Estratégias Compassivas e de Dignidade”, e Sara Cunha, enfermeira da Equipa Intra-hospitalar de Cuidados Paliativos Adultos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que tratará do “Apoio no luto”.

Já nos segundo seminário do ciclo, no dia 25, entre as 15:30 e as 18:00, será tratado “O presente e o futuro dos modelos organizacionais em Cuidados Paliativos”, com participações de Rui Silva, do Serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, de Fernanda Vital, do Núcleo de Planeamento e Inovação da Administração Central do Sistema de Saúde, de Luís Simões, da Unidade de Cuidados Paliativos e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e de Vitor Rua, da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.

MAIS NOTÍCIAS