SAÚDE QUE SE VÊ

Ucrânia: Organização Mundial da Saúde aprova resolução contra ataques russos

Lusa
24-05-2023 14:24h

A Assembleia Mundial da Saúde aprovou hoje uma resolução em que condena os ataques da Rússia contra os serviços de saúde da Ucrânia, numa votação realizada em Genebra.

O texto do organismo que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) das Nações Unidas exige que Moscovo termine de "imediato todos os ataques contra hospitais e outros serviços sanitários" na Ucrânia.

A resolução foi aprovada por oitenta votos a favor e nove votos contra, entre os quais da Rússia e da República Popular da China, enquanto 52 dos 177 países pertencentes à organização se abstiveram.

Antes da votação, a embaixadora ucraniana junto da ONU em Geneva, Yevyenya Filipenko, afirmou que "as máscaras da Rússia caíram a 24 de fevereiro do ano passado quando agrediu sem provocação a Ucrânia, provocando uma grave crise sanitária".

A representante russa respondeu: "estamos a acabar com o conflito que mantêm desde 2014 e que desencaderaram então".

 

"Et à l'Ukraine, permettez-moi de dire ceci : nous mettons fin au conflit que vous meniez depuis 2014 et que vous avez déclenché à cette époque", a lancé de son côté la représentante de la Russie, qui accuse son voisin d'être responsable de la guerre.

Quelque 52 pays, sur les 177 pays membres de l'OMS (Organisation mondiale de la santé) qui avaient le droit de participer au vote, se sont abstenus.

 

MAIS NOTÍCIAS