A agência de notação financeira Moody's afirmou que o surto de coronavírus pode penalizar a economia italiana, aumentando os riscos de uma recessão, mas considerou improvável que isso afete a classificação da dívida.
Numa nota com data de quarta-feira, a agência de 'rating' refere que os casos de coronavírus reportados pelas autoridades italianas concentram-se nas regiões mais industrializadas do norte do país, onde foram adotadas medidas de quarentena e restrições nas viagens.
"O surto de coronavírus pode agravar as perspetivas de um fraco crescimento e aumentar o risco de a Itália entrar em recessão", indicou a Moody's.
Embora nesta fase ainda não se saiba qual a duração e a dimensão desse impacto, a Moody's considera muito provável que haja um efeito temporário no consumo e na produção.
Segundo a agência, que assume esperar que o surto seja contido em breve, um enfraquecimento adicional da economia pode não implicar uma alteração no 'rating' da dívida de Itália (Baa3 estável).
Com 258 casos de coronavírus e 14 mortos, a Itália é atualmente o país mais afetado da Europa.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.