SAÚDE QUE SE VÊ

Centro Hospitalar Cova da Beira apela à dádiva de plaquetas

LUSA
09-09-2022 18:39h

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a promover uma campanha de sensibilização e apelo para a dádiva de plaquetas, foi hoje anunciado por aquela unidade de saúde com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa, o CHUCB explica que a campanha decorre sob o mote “Doar plaquetas é coisa de super-heróis: Salve vidas, doe plaquetas” e que se destina a pessoas saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

“O procedimento de colheita de plaquetas é rápido, indolor e seguro, sendo o mesmo precedido em todas as dádivas de uma avaliação de enfermagem e consulta médica. Todos os dadores têm acesso a estacionamento reservado e gratuito no parque do hospital”, destaca a informação.

O CHUCB lembra igualmente que “as plaquetas são fragmentos de uma célula produzida pela medula óssea e atuam principalmente no processo de coagulação sanguínea, sendo essenciais na terapêutica de doentes com plaquetas baixas devido a cancro, tratamentos de quimioterapia e radioterapia, transplantes, hemorragias graves, e ainda, doentes com plaquetas disfuncionais por doenças congénitas ou adquiridas”.

Desta forma, aquela unidade de saúde reitera o apelo para que todos os que tenham condições ajudem a salvar.

“O processo para se tornar num dador de plaquetas é simples e tranquilo, bastando para o efeito contactar o serviço de Imunohemoterapia do CHUCB, através do número de telefone 275 330000 - extensão 12800 ou através do e-mail imunohemoterapia@chcbeira.min-saude.pt”.

O CHUCB tem sede na Covilhã e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

MAIS NOTÍCIAS