SAÚDE QUE SE VÊ

Ébola: RDC sem novos casos pelo sétimo dia consecutivo - OMS

LUSA
26-02-2020 13:01h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje que a República Democrática do Congo (RDC) registou o seu sétimo dia consecutivo sem novos casos nem mortes resultantes do surto de febre hemorrágica Ébola.

"Não foram relatados novos casos confirmados, nem houve qualquer morte confirmada pelo sétimo dia consecutivo", disse a OMS no Twitter, citando dados até dia 24 de fevereiro, segunda-feira.

"A epidemia de Ébola na RDC está agora reduzida a apenas uma zona sanitária, Beni", acrescentaram os peritos, que em julho tinham elevado a décima epidemia de Ébola no país à categoria de emergência sanitária global devido aos riscos de propagação aos países vizinhos Ruanda e Uganda.

"A equipa da OMS e os seus parceiros no terreno permanecem em alerta e continuam a trabalhar arduamente, apesar da insegurança e de muitos outros obstáculos, para chegar a zero casos", acrescenta ainda a OMS, apontando que existem 453 casos suspeitos e sob investigação.

O surto de Ébola na RDCongo foi declarado em 01 de agosto de 2018, atingindo principalmente as províncias de Kivu-Norte e Ituri.

Segundo o mais recente boletim da OMS, com dados de 09 de fevereiro, há registo de 2.253 mortos (2.130 confirmados em laboratório) e 3.431 casos de contágio (3.308 confirmados em laboratório).

Desde o início da vacinação contra o Ébola, em 08 de agosto de 2018, cerca de 300.000 pessoas foram vacinadas, refere o mesmo boletim.

Esta epidemia é a segunda mais mortífera de Ébola de que há registo, sendo apenas ultrapassada pela que atingiu a África Ocidental entre 2014 e 2016 e que matou mais de 11.300 pessoas.

O Ébola transmite-se pelo contacto com fluidos corporais infetados e a rapidez do tratamento é determinante para as possibilidades de sobrevivência, sendo que a sua taxa de mortalidade alcança os 90%, caso não seja tratado a tempo.

MAIS NOTÍCIAS