SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: MNE espanhol alarga a Angola as recomendações sobre o virús

LUSA
25-02-2020 22:24h

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha incluiu hoje Angola na lista de sete países em que avança recomendações particulares sobre o novo coronavírus, com alertas sobre problemas de saúde e medidas de prevenção impostas pelas autoridades locais.

A diplomacia espanhola incluiu hoje avisos nos ficheiros correspondentes a Angola, Líbia e Geórgia, que se juntam aos alertas publicados na segunda-feira sobre o Irão, Itália, Zimbabué e Japão.

No que respeita a Angola, o Ministério dos Negócios Estrangeiros adverte que, naquele país, foi desencadeado um Plano Nacional de Contingência para a prevenção do coronavírus, estabelecendo uma "quarentena obrigatória de 14 dias para todas as pessoas que pretendam entrar em Angola e que tenham estado na China durante os últimos três meses ou que apresentem sintomas da doença".

Madrid recorda que “todas as pessoas terão de passar um exame de saúde ao entrarem no país [Angola]”.

Um espanhol que esteja em qualquer um dos casos previstos para entrar de quarentena deve contactar a embaixada de Espanha em Luanda e "em qualquer circunstância, é aconselhável nunca resistir, abster-se de atitudes hostis" e manter "a calma e a educação".

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.705 mortos e mais de 80 mil pessoas infetadas, de acordo com dados reportados até hoje, por cerca de 30 países.

Além de 2.665 mortos na China, onde o surto começou no final do ano, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão, nos últimos dias.

MAIS NOTÍCIAS