O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, enalteceu hoje a evolução no número de consultas de especialidade médica na ilha Graciosa em 2021, que, segundo disse, foram cerca 1.900.
Em declarações divulgadas pelo partido que lidera o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), o deputado João Bruto da Costa elogiou o “trabalho desenvolvido pela Unidade de Saúde da ilha Graciosa” nos últimos dois anos.
“Queremos salientar, como facto que para nós é evidenciador da recuperação, termos aumentando mais de três vezes - quase quatro vezes - a deslocação de especialistas à ilha Graciosa no ano de 2021 relativamente ao ano antes da pandemia 2019”, afirmou.
Desde terça-feira e até hoje, os deputados do PSD na Assembleia Regional estiveram reunidos em jornadas parlamentares na ilha Graciosa.
Bruto da Costa, eleito por aquela ilha ao parlamento açoriano, acrescentou que este ano já foram realizadas consultas de especialidade em “números semelhantes ao que foi praticado em 2018”.
“Tivemos, em 2021 na Graciosa, cerca de 1.900 consultas de especialidade comparativamente a 2019 em que foram cerca de 500 (…). Nos últimos nove anos, 2021 foi o ano que se mais produziu consultas de especialidade. Isso é importantíssimo para os graciosenses”, reforçou.
Bruto da Costa alertou para a “necessidade de olhar para as necessidades do futuro”, uma vez que a única unidade de saúde da ilha conta com quatro médicos, “apenas um do quadro”.
O deputado regional disse ainda ser “importante” promover um “investimento na telemedicina”, que deve ser utilizada como “ferramenta" para “complementar a atividade dos profissionais médicos”.
Com cerca de quatro mil habitantes, a ilha Graciosa, constituída pelo concelho de Santa Cruz, tem apenas um Centro de Saúde.
O atual Governo dos Açores, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou posse em novembro de 2020, após 24 anos de governação do PS na região.