Cerca de 700 pessoas com mais de 50 anos do concelho de Paredes, distrito do Porto, desenvolvem atividade física promovida no âmbito de um projeto da câmara municipal, informou hoje a autarquia.
Sinalizando que hoje é assinalado o Dia Internacional da Atividade Física, a autarquia refere que o programa "Mais Vida Ativa” contempla “duas aulas semanais de exercício físico e uma aula semanal de boccia, em várias freguesias do concelho”.
"O nosso objetivo é sem dúvida estimular os munícipes para a prática de desporto e para o envelhecimento ativo e saudável", sublinha o presidente Alexandre Almeida, citado num comunicado enviado à Lusa.
Além do programa "Mais Vida Ativa", o município dinamiza junto da comunidade outras quatro iniciativas de atividade física designadas “Paredes Ativo”, “Viver Melhor”, “Treina Connosco” e “Sou Livre de Ser Saudável”.
O “Paredes Ativo” desenvolve atividade tendo como objetivo tornar a prática desportiva um hábito semanal, o “Viver Melhor” é um projeto de exercício físico para doentes e ex-doentes oncológicos, o “Treina Connosco” fomenta a prática de corrida ou caminhada, na primeira e terceira quarta-feira do mês, e o “Sou Livre de Ser Saudável” consiste na monitorização da corrida ou caminhada nos parques, trilhos e ruas.
Os programas são gratuitos, à exceção da utilização das piscinas municipais, cujo custo é calculado de acordo com a idade e modalidade do visitante.