SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Surto 'rouba' aulas e sede à Casa de Portugal em Macau

LUSA
21-02-2020 12:22h

O surto do coronavírus Covid-19 suspendeu aulas e a nova sede da Casa de Portugal em Macau, que tem em risco campos de férias e as celebrações do 25 de Abril, disse hoje à Lusa a sua presidente.

Com mais de um milhar de associados, a Casa de Portugal é incapaz neste momento de prever o reinício das aulas da Escola de Artes e Ofícios, adiou a transferência para a nova sede e está a avaliar o cancelamento de uma série de atividades que vai desde a realização de campos de férias, na Páscoa e no verão, e de projetos ligados às celebrações do 25 de Abril, explicou Amélia António.

“São tudo incógnitas”, sublinhou a responsável, que está à frente da associação há cerca de 15 anos, que admitiu “um grande impacto” na Casa de Portugal devido às medidas de prevenção face ao risco de epidemia no território.

“Está tudo parado” em relação ao processo de mudança de sede, que estava programado. “Neste momento não conseguimos avaliar quando recomeçamos as aulas”, acrescentou.

Para as comemorações do 25 de Abril, existiam projetos, mas a associação está agora a ponderar “avançar ou não”.

Amélia António salientou “a atividade cultural muito ativa e intensa [da associação], que tem de começar a funcionar o mais cedo possível”, de forma “a contribuir para a normalização da vida do território e para transmitir” aos portugueses “alguma tranquilidade e confiança”.

O pessoal foi enviado para casa, para se reduzir o risco e contágio, “mas a Casa de Portugal não forçou férias a ninguém”, frisou. “Ficou em casa nas mesmas condições [a receber os respetivos salários], como se estivéssemos abertos. Eu acho que é uma questão de imperativo moral, imperativo de solidariedade, não é quando aparece uma dificuldade que começamos todos a sacudir a água do capote”, argumentou.

Amélia António vive em Macau desde 1982 e foi a primeira mulher a exercer advocacia no território. A Casa de Portugal foi criada em 2001 e é presidida pela advogada desde 2005.

Macau registou dez casos de infeção com o coronavírus Covid-19, mas seis pessoas receberam já alta hospitalar.

As autoridades enviaram alunos e funcionários públicos para casa e chegaram a determinar o encerramento dos casinos durante 15 dias, que voltaram a abrir portas na quinta-feira.

O coronavírus Covid-19 provocou 2.236 mortos na China continental e mais de 75 mil infetados em todo o mundo, depois de ter sido detetado na província chinesa de Hubei, no final de 2019.

Além dos mortos na China continental, morreram três pessoas no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, duas no Irão, uma nas Filipinas, uma em França, uma em Taiwan e uma na Coreia do Sul.

MAIS NOTÍCIAS