O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em parceira com o Instituto Superior Técnico e com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), concorreu com o projeto Data2Help ao financiamento atribuído pelo Governo a projetos de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados.
Estes projetos, que juntarão no seu desenvolvimento entidades científicas e entidades da Administração Pública, têm o objetivo de unir o conhecimento e capacidade de investigação e pesquisa à execução prática.
O projeto Data2Help do INEM pretende criar novas ferramentas para otimizar a alocação de recursos e assim melhorar a qualidade e tempo de resposta às emergências médicas em Portugal Continental. Tendo em conta o largo repositório de dados integrados, pretende-se que estes sirvam para criar algoritmos avançados de análise de dados de apoio ao planeamento e decisão para uma maior e melhor otimização dos serviços de emergência médica.
O Governo atribuiu cerca de 3,8 milhões de euros a 15 projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e ciência dos dados para aplicação na Administração Pública com o objetivo de promover o conhecimento em prol da inovação e modernização dos serviços públicos portugueses.
Estes projetos serão desenvolvidos em áreas diversas como a saúde, educação, cultura, mobilidade e gestão do território e são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, que visa o reforço das competências digitais de toda a sociedade portuguesa e está integrado no Plano Nacional de Reformas.
FONTE: SNS