SAÚDE QUE SE VÊ

Lançado concurso para remodelar urgência de Torres Vedras

LUSA
25-01-2022 15:30h

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) lançou um concurso de 572 mil euros para remodelar a urgência de Torres Vedras, foi hoje anunciado.

As obras de remodelação da urgência médico-cirúrgica vão decorrer durante quatro meses, após a sua consignação, estando a decorrer até 18 de fevereiro o prazo de receção de propostas, refere o CHO em comunicado.

A instituição hospitalar “pretende criar uma estrutura mais funcional, coerente e segura, visando essencialmente aumentar os gabinetes de médicos, melhorar as áreas de espera no interior da urgência, aumentar o conforto e a segurança dos doentes e seus acompanhantes, dotar a triagem de dois gabinetes e dotar o serviço com uma sala de emergência com ligação direta ao exterior, permitindo uma maior rapidez no seu acesso e consequentemente uma maior rapidez na prestação de cuidados médicos”.

O projeto prevê a ampliação da urgência para a zona do atual refeitório, aumentando a capacidade da respetiva sala de observação das atuais 16 camas para 24.

O atual refeitório vai ser deslocalizado, tendo o CHO lançado um concurso no valor de 160 mil euros para construir as novas instalações nas traseiras do edifício hospitalar principal, explicou à agência Lusa a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião.

“A concretização destas obras de beneficiação, há muito aguardadas, irá permitir melhorar a qualidade de acolhimento, conforto e atendimento aos doentes que acorrem a esta unidade hospitalar, e prevenir as infeções hospitalares”, refere o CHO.

Também os profissionais afetos ao serviço da urgência vão ver melhoradas as suas condições de trabalho, com melhores instalações e equipamentos, que vão permitir aumentar a capacidade de resposta.

Em 2021, a urgência geral de Torres Vedras registou 45.978 atendimentos.

O CHO também lançou um outro concurso, de 70 mil euros, para a remoção e substituição da cobertura de fibrocimento na unidade de Torres Vedras, acrescentou a administradora.

O CHO integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e de Peniche e detém uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).

MAIS NOTÍCIAS