SAÚDE QUE SE VÊ

EUA/Eleições: Bilionário Bloomberg participa quarta-feira no seu primeiro debate

LUSA
18-02-2020 16:18h

O bilionário norte-americano Michael Bloomberg, pretendente a ser candidato pelos Democratas à presidência dos Estados Unidos, vai participar na quarta-feira no seu primeiro debate televisivo da campanha, anunciou hoje a sua equipa.

“Mike espera juntar-se aos outros candidatos democratas no palco e explicar porque é que é o melhor candidato para derrotar Donald Trump e unificar o país”, defendeu o diretor da campanha Kevin Sheekey, em comunicado hoje divulgado.

O ex-‘mayor’ (presidente da câmara municipal) de Nova Iorque apostou numa entrada tardia na campanha presidencial norte-americana, mas conseguiu “sacudir” os democratas, com a sua riqueza.

Michael Bloomberg é conhecido como o nono homem mais rico do planeta e dono de uma fortuna avaliada em cerca de 56 mil milhões de euros.

Desvalorizando os primeiros Estados das primárias democratas, que elegem poucos delegados, Bloomberg apostou numa entrada na corrida diretamente na “Super Terça-feira" – este ano em 03 de março -, durante a qual 14 Estados - que o bilionário tem “inundado” de anúncios – votarão nas primárias.

A chamada “Super Terça-feira” acontece normalmente em fevereiro ou março dos anos em que há eleições presidenciais e constitui um dia em que um grande número de Estados realiza eleições primárias e elege o maior número de delegados.

Até agora, já foram organizados 10 debates na televisão para apresentar os projetos e ideias dos outros sete candidatos democratas a enfrentar o Presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de 03 de novembro.

A liderança do Partido Democrata estabeleceu critérios para participação nos debates democráticos, exigindo nomeadamente um limite mínimo de doações, mas depois acabou por desistir dessa condição, o que abriu a porta a Bloomberg.

Esta reviravolta foi, no entanto, muito criticada pelos outros concorrentes.

Michael “Bloomberg, como qualquer pessoa, tem o direito de concorrer à presidência. Não tem o direito de comprar a presidência”, escreveu na segunda-feira o candidato democrata Bernie Sanders na rede social Twitter.

O debate de quarta-feira vai realizar-se em Las Vegas, no Nevada, estado que vota as suas primárias no sábado.

A avalanche de publicidade de Michael Bloomberg, de 78 anos, já teve um primeiro impacto impressionante: o candidato subiu para o terceiro lugar entre os preferidos na média das sondagens nacionais realizadas pela RealClearPolitics.

MAIS NOTÍCIAS