A saúde e a Segurança Social é o tema que mais preocupa os portugueses (44%), com uma subida de 11 pontos percentuais face ao período homólogo do ano passado, revela um inquérito hoje divulgado pela Comissão Europeia.
O “Eurobarómetro” hoje publicado, e realizado em novembro passado, revela que Portugal é agora o terceiro Estado-membro da União Europeia onde a questão dos sistemas de saúde e de Segurança Social é considerada a mais importante com que o país se depara neste momento, apenas atrás de Finlândia (48%) e Eslováquia (45%), quando no outono de 2018 Portugal estava em décimo lugar.
A taxa de referência deste problema agora registada em Portugal, de 44%, é quase o dobro daquela observada no conjunto da União Europeia (média de 23%).
Nos segundo e terceiro lugares da lista das principais preocupações apontadas pelos portugueses encontra-se o aumento de preços/custo de vida (21%, acima da média europeia de 18%, mas ainda assim abaixo dos valores registados nos inquéritos anteriores) e as reformas/pensões, com 20%, o terceiro e último indicador que em Portugal é superior à média europeia (15%).
Em Portugal, o inquérito, encomendado pela Comissão Europeia, foi conduzido entre 15 e 26 de novembro de 2019, tendo sido entrevistadas 1.003 pessoas.