O PS/São Miguel acusou hoje o Governo dos Açores de “incúria e impreparação” devido ao processo de administração da dose de reforço da covid-19, na modalidade casa aberta, ainda não ter arrancado na maior ilha da região.
Em comunicado de imprensa, os socialistas dizem ter encarado com “total perplexidade” as declarações do secretário da Saúde do Governo Regional de coligação PSD, CDS-PP, PMM, Clélio Meneses, proferidas na segunda-feira, a propósito da vacinação na modalidade casa aberta nos Açores.
Segundo aquela estrutura do PS, a Unidade de Saúde de São Miguel “está à procura de um espaço onde possa prestar” o serviço de vacinação, uma vez que “o Pavilhão do Mar, local onde ao longo destes meses foi conduzido o processo de vacinação, encontra-se ocupado por uma iniciativa promovida pela secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego”.
Os socialistas exigem que o executivo açoriano “resolva com imediata celeridade esta situação”, para assegurar que a vacinação sem agendamento entre em funcionamento em São Miguel “o mais rapidamente possível".
“É impensável que, mais uma vez, a maior ilha dos Açores sofra com incúria e impreparação por parte dos responsáveis políticos, a quem cumpre zelar pelo bom funcionamento deste processo”, critica a estrutura do PS.
Os Açores têm a modalidade casa aberta para administração da dose de reforço da covid-19 na ilha Terceira para quem recebeu a segunda dose há mais de seis meses, revelou na segunda-feira o secretário regional da Saúde.
Na ilha de São Miguel, perante a indisponibilidade do Pavilhão das Portas do Mar, onde decorreu a vacinação durante o verão, tenta encontrar-se um novo espaço “que permita a Casa Aberta para idosos com mais de 65 anos”, acrescentou Clélio Meneses.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 18 novos casos positivos de covid-19, sendo 16 em São Miguel e dois na Terceira, e 21 pessoas recuperaram da doença, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Quanto a internamentos, hoje continuam três pessoas internadas com covid-19, todas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, mas nenhuma se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos.
O arquipélago regista presentemente 183 casos positivos ativos, sendo 157 em São Miguel, 14 na Terceira, cinco no Faial, quatro em Santa Maria e três em São Jorge.
Já foram vacinadas nos Açores 174.532 pessoas com a primeira dose (73,7%) e 197.297 com a vacinação completa (83,4%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.