SAÚDE QUE SE VÊ

Pampilhosa da Serra reforça medida de incentivo à natalidade

LUSA
27-10-2021 11:34h

A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra decidiu reforçar a medida de apoio à natalidade, atribuindo às famílias o valor de cinco mil euros pelo nascimento do primeiro e segundo filho, informou a autarquia.

A proposta de aumento da medida de apoio à natalidade “A Minha Primeira Ajuda”, foi aprovada na última reunião de Câmara, que se realizou na segunda-feira.

“Daqui em diante, passará a ser atribuído às famílias, de forma faseada, o valor de cinco mil euros, pelo nascimento do primeiro e segundos filhos, e de dez mil euros pelo nascimento do terceiro e seguintes”, explica o município da Pampilhosa da Serra numa nota de imprensa.

Este apoio contribui também para estimular o “desenvolvimento do comércio local”, uma vez que o valor é atribuído sob forma de vales, que podem ser utilizados nos espaços comerciais, desde que “seja na compra de bens e produtos para a criança”.

Este reforço serve para “ajudar não apenas na aquisição de bens para a criança, mas inclusivamente na mensalidade da creche”, disse o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.

Para o autarca, tendo em conta o problema de despovoamento do interior e da baixa natalidade a nível nacional, é importante “para cada um dos concelhos” tomar “algumas medidas que pelo menos minimizem esse impacto”.

Esta é também uma forma de “colmatar de igual modo a insuficiência de apoios a este nível por parte do poder central”, refere a autarquia.

A medida “A Minha Primeira Ajuda” implementada desde 2008 tem vindo a sofrer algumas alterações, sendo esta a mais expressiva.

“Na última atualização, o valor atribuído era de 1.500 euros pelo nascimento do primeiro e segundos filhos e de 5.000 euros pelo nascimento do terceiro e seguintes”, recorda aquele município do distrito de Coimbra.

MAIS NOTÍCIAS