SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Santa Maria da Feira já vacinou 33% do universo local de utentes a inocular

LUSA
12-05-2021 12:14h

O centro de vacinação contra a covid-19 de Santa Maria da Feira já inoculou 33% do universo local de utentes abrangidos pelo plano nacional, revelou hoje a autarquia, indicando que em causa estão 42.700 pessoas.

O cálculo desse município do distrito de Aveiro tem por base a faixa populacional definida pelo próprio plano nacional de vacinação, que inclui todos os maiores de 16 anos na lista de cidadãos sujeitos a vacina.

"Temos 126.000 eleitores e a esses acresce o que estimamos serem 2.000 jovens com 16 e 17, o que perfaz um total de 128.000 pessoas para vacinar. Dessas, a 32.500 já demos a primeira dose da vacina e a 10.200 já demos as duas tomas", disse à Lusa o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

A vacinação local iniciou-se em janeiro nos lares de idosos e noutras estruturas residenciais do concelho, com recurso a equipas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Feira e Arouca, e passou depois a concentrar-se no centro de vacinação municipal, que começou por funcionar no Cineteatro António Lamoso e foi, entretanto, deslocado para o centro de congressos Europarque.

É aí que, desde 27 de março, uma equipa envolvendo profissionais do ACES, funcionários municipais e mais de 60 voluntários chega a vacinar 1.100 vacinas por dia - num ritmo que depende sempre do número de vacinas disponíveis e da condição física dos beneficiários agendados para cada data.

A avaliação geral de Emídio Sousa é que essa produção tem aumentado desde que a estrutura clínica e logística da vacinação se mudou do cineteatro para o Europarque, o que permitiu ganhos de escala em toda a operação.

Alguns dos fatores que contribuíram para isso são estes: o novo centro dispõe agora de 3.000 metros quadrados de área coberta para acolhimento e vacinação de utentes, os circuitos de circulação passaram a ser mais espaçosos e fluidos, os gabinetes clínicos aumentaram, as equipas foram reforçadas e, tanto para utentes como para acompanhantes, "a comodidade é maior", em grande parte devido a um parque de estacionamento contíguo com capacidade para cerca de 1.000 viaturas.

Emídio Sousa admite, contudo, que estaria "mais satisfeito" se a oferta de vacinas por parte do Estado fosse maior. "Nesta fase já contávamos ter muito mais vacinas disponíveis, mas o fornecimento delas não depende de nós e só por isso é que não temos números ainda mais significativos para apresentar. Se nos dessem mais vacinas, mais gente tínhamos já vacinada", garante.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, a covid-19 já provocou mais de 3,3 milhões de mortes em todo o mundo, na sequência de quase 159 milhões de casos de infeção desde a descoberta do vírus SARS-CoV-2 em dezembro de 2019.

Em Portugal, o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde indica que a pandemia já causou 16.994 óbitos entre 840.008 infeções confirmadas.

MAIS NOTÍCIAS