SAÚDE QUE SE VÊ

ONG quer travar HIV/sida junto de 3.000 raparigas do sul de Moçambique

Lusa
10-05-2021 18:09h

Um total de 3.000 mulheres, jovens e crianças, dos 10 aos 24 anos, do sul de Moçambique participam em sessões de debate para travar novas infeções de HIV/sida, num projeto que também as pretende capacitar, anunciou a organização.

O objetivo é "melhorar o estado nutricional e bem-estar de crianças órfãs e vulneráveis à infeção por HIV/sida nos distritos de Moamba, Marracuene, Manhiça e Magude", descreveu a organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), em comunicado.

O projeto ‘Dreams’ da ONG baseia-se em "clubes de raparigas compostos por 10 a 25 elementos" onde crianças e mentoras participam em sessões semanais.

Debater a saúde sexual reprodutiva, conhecer o seu estado serológico, fomentar a permanência na escola e a conclusão dos estudos são alguns dos tópicos chave dos clubes.

"Como forma de reduzir a vulnerabilidade económica das raparigas adolescentes e mulheres jovens, o projeto está a implementar ações" para reforço de aptidões para a vida.

A capacitação servirá para "dar acesso a produtos e serviços financeiros através de grupos de poupança e empréstimo, atividades de criação de rendimento, empreendedorismo e acesso ao mercado de emprego", detalhou.

O projeto ‘Dreams’ é implementado pela ADPP e liderado pela ONG norte-americana FHI360 (do inglês, Family Health International) com financiamento da cooperação dos Estados Unidos da América.

Terá uma duração de dois anos e espera alcançar uma meta de 4.200 beneficiários.  

A implementação conta ainda com o apoio dos serviços distritais de saúde e da fundação Ariel Glaser como parceiro clínico.

MAIS NOTÍCIAS