SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro Hospitalar Cova da Beira já atendeu 50 doentes em consulta especializada

LUSA
25-03-2021 17:34h

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, tem em funcionamento uma consulta de pneumologia pós-pneumonia covid-19, que já abrangeu 50 doentes, em cerca de dois meses, foi hoje anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CHUCB explica que, além de acompanhar a evolução clínica e a retoma da vida normal dos doentes de covid-19, "a criação desta consulta específica visou também identificar e abordar precocemente as possíveis complicações da pneumonia por SARS-CoV2, tais como a doença pulmonar intersticial ou a doença pulmonar vascular, como é por exemplo o caso do tromboembolismo pulmonar".

Realizada pelos médicos Maria de Jesus Valente e Daniel Pimenta Rocha, em dois períodos semanais, a consulta tem como critérios de referenciação o cumprimento de um ou mais fatores, tais como ter sido tratado em cuidados intensivos, ter estado sob dependência prolongada de oxigénio durante o internamento ou ainda ter alta com prescrição de oxigenoterapia ou corticoterapia.

"Os doentes são observados nesta consulta após a alta hospitalar, num prazo de quatro a 12 semanas, consoante a gravidade da doença manifestada durante o período de internamento", é referido.

De acordo com a informação, "além dos vários exames e consultas subsequentes, o acompanhamento especializado de doentes com sequelas de covid-19 tem ainda o apoio terapêutico de uma equipa multidisciplinar, na área da reabilitação cardiorrespiratória".

Citada na nota de imprensa, a diretora do Serviço de Pneumologia do CHUCB, Salete Valente, faz um balanço "francamente positivo" da consulta.

"Através dela já foram detetados casos de pneumonia organizativa pós-infeção, com necessidade de reiniciar corticoterapia oral e gestão de oxigenoterapia, nos doentes que ainda mantém necessidade deste tratamento", detalha.

O CHUCB tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.745.337mortos no mundo, resultantes de mais de 124,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.814 pessoas dos 819.210 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS